10 de junho de 2009

MEIO-FRAQUE PARA NOIVOS - usar ou não usar?

Vez por outra surge uma dúvida. Deve ou não o noivo usar Meio-Fraque?
Veja esta pergunta que uma noiva fez ao portal delas.ig.com.br :
"Gostaria de saber se o noivo pode casar de meio fraque. Meu casamento será à noite. Segundo uma atendente de uma loja, meio fraque é mais indicado para padrinhos. É isso mesmo?"
A resposta das consultoras da Wedding & Co. foi:
"Shirlei, meio fraque é chiquérrimo! Muito mais bacana do que fraque inteiro. Você pode fazer o do seu noivo num tom mais escuro que o dos padrinhos para diferenciar. Faça essa opção que é nossa preferida!"
Confesso que esta resposta me surpreendeu. Dizer que Meio-Fraque é mais bacana do que um Fraque não é justo. Elas poderiam até reconhecer que preferem o Meio-Fraque ao Fraque por gosto pessoal, mas nunca, jamais fazer tal afirmação. Não tenho dúvida que o Meio-Fraque é chique (não chiquérrimo), mas atualmente esta roupa tem sido muito usada pelos padrinhos em quase todos os casamentos mais elegantes. Se os padrinhos vestirem tal traje nossa recomendação é que o noivo vista uma outra roupa diferenciada para não ficar perdido no meio de tantas pessoas iguais. Se algum convidado não conhecer o noivo vai ter dificuldade de fazer a distinção, mesmo que o paletó seja de outra "cor mais escura" (obviamente preto). Se o noivo optar por Meio-Fraque deve recomendar Ternos aos padrinhos e encomendar um traje novo como primeiro aluguel, sob medida, feito exclusivamente para ele, pois a maioria destes trajes nas lojas de aluguel são industrializados e possuem modelagem padrão, além de possuir maior desgaste devido ao maior giro entre os padrinhos (que sempre são em maior número). Parabéns para a atendende da loja onde a noiva Shirley foi (que desconhecemos o nome). Ela tem razão ao dizer: "meio-fraque é mais indicado para padrinhos".
Uma opção para os noivos que querem se vestir de maneira mais simples é um Terno de boa qualidade com colete (mesmo que seja de outra cor) ou um Meio-Fraque de 3 botões com calça na cor do paletó ou mesmo risca-de-giz. Há também a opção do Smoking Europeu (mais elegante) com colete prata e gravata plastrom ou italina. Não verdade os trajes chiquérrimos do momento são as Túnicas e os Fraquetes com cortes retos e modernos. Vestir um traje tradicional (Fraque, Casaca, Dolman) é uma questão de estilo, clássico ou moderno. Tudo muito elegante, muito caprichado, de acordo com a formalidade do casamento e o gosto pessoal.

6 comentários:

  1. Oieee, nossa adoreei as dicas, fiz um poster sobre roupas para da ocasião masculina/feminina, e achei legal isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Achei suas dicas preciosas, embora não tenha lido tudo, o que farei com calma.
    Obrigada por visitar meu blog e seguir.
    Um abraço,
    Luiza

    ResponderExcluir
  3. Adorei encontar vcs para me ajudarem tb!
    Espro vcs no meu blog!
    Vã. =)

    ResponderExcluir
  4. adoro manuais...rs!! e com dicas boas, vou linkar para voltar mais vezes.... apareca nas abobrinhas! bj bj

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente adorei estas dicas e com toda a certeza usarei elas quando for casar... meu noivo vai ficar chiquérrimo!!! Bjsss e Que Deus os abençõe Sempre!!! E apareça no meu cantinho sempre que quiser...

    ResponderExcluir